Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

STJ: Acréscimo de sobrenome do cônjuge, mesmo sete anos após o casamento.

há 5 anos

Sim, foi isso mesmo. Após sete anos de casamento, mulher consegue na justiça o direito de acrescentar mais um sobrenome do marido em seu nome.

A recente decisão foi dada pela Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que deu provimento ao pedido, anteriormente negado em primeira instância e pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, sob o entendimento de que deve ser respeitado o princípio da imutabilidade dos sobrenomes.

No recurso ao STJ, foi alegado que não há vedação em dispositivo que restrinja a inclusão do sobrenome do cônjuge apenas à época do casamento. E, ainda, o acréscimo se justificaria pela notoriedade social e familiar do outro sobrenome.

O argumento foi acolhido pelo relator do recurso, ministro Villas Boas Coeva.

.

.

.

Fique atento 😉

@SCHEILAFDLIMONGI

  • Sobre o autorAjudo pessoas em momentos decisivos da vida.
  • Publicações15
  • Seguidores18
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações40
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-acrescimo-de-sobrenome-do-conjuge-mesmo-sete-anos-apos-o-casamento/764676514

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)